Uma boa massagem. Uma boa saúde!

A massagem como sabemos, é uma ótima terapia para o nosso corpo, mente e também para nossa saúde. Uma excelente forma de relaxar e obter um bem estar para si mesmo.

Mas a massagem vai muito além disso. O que poucos sabem é que, a massagem é capaz inclusive, de causar alterações biológicas em quem recebe. Para falar sobre isso, pesquisadores de um Centro Médico em Los Angeles, Estados Unidos, chamaram 53 adultos saudáveis e submeteram 29 deles a uma sessão de 45 minutos de massagem sueca e, os outros 24 a uma sessão de massagem leve.

Em todos esses participantes das sessões de massagens, foram colocados cateteres intravenosos em seus corpos para que, amostras de sangue fossem colhidas logo após a massagem e novamente, uma hora após a sessão. E para a surpresa de todos, os pesquisadores que são patrocinados pelo Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa, que é uma divisão do Instituto Nacional de Saúde do Estados Unidos, obteram o resultado de que, apenas com uma sessão já foi capaz de causar alteração biológicas em quem recebi a tal massagem.

Por exemplo, quem estava sendo submetido a massagem sueca, teve reduções significativas nos níveis do hormônio do stress cortisol na saliva e no sangue. E tiverem aumento também, do número de linfócitos – que são os glóbulos brancos do sangue que fazem parte do sistema imunológico, responsáveis pelas defesas do nosso corpo humano.

Já quem estava sendo submetido a massagem leve, teve elevações consideráveis da oxitocina, um hormônio associado ao contentamento e a confiança (uma elevação maior do que nas pessoas que estavam no grupo da massagem sueca) e, reduções acentuadas de um hormônio que estimula as glândulas adrenais a liberar o cortisol.

Esse estudo feito por esses pesquisadores, foi muito interessante e repercutiu em alguns lugares do Estados Unidos, pois não é algo muito comum por lá. Esse estudo foi publicado online pelo “The Journal of Alternative and Complementary Medicine”. O autor, Mark Hyman Rapaport, diretor de psiquiatria e neurociências comportamentais do Cedars-Sinais, afirmou que as descobertas são realmente interessantes e instigantes.

Realmente a massagem traz muitos benefícios além, do que já estamos acostumados. Bem-estar, saúde e estética são fundamentais na nossa vida.

Fonte: saude.ig.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s