Os benefícios do Pilates

O Pilates nada mais é do que uma atividade física baseada em exercícios pelos quais os indivíduos devem utilizar o seu próprio peso na execução. A técnica, que visa o equilíbrio tanto muscular como espiritual, trabalha todos os músculos de modo a reeducar os movimentos corporais.

Os princípios para a realização dos exercícios do Pilates são: respiração completa, precisão nos movimentos, controle, acionamento do centro da força corporal (presente nos músculos da região abdominal), concentração, e é claro, fluidez a cada movimentação.

Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre o Pilates, seus principais objetivos e benefícios:

• Para que serve o Pilates?

De modo geral, o pilates serve tanto para emagrecimento como também para fortalecimento dos músculos – isso sem contar os seus benefícios de caráter mental.

Diferentemente dos exercícios executados em academias de musculação, que trabalham cada grupo de músculos individualmente, com o Pilates é possível realizar o fortalecimento de pernas, costas, braços, glúteos, ombros e peitos ao mesmo tempo.

Além disso, pacientes em reabilitação ou na terceira idade também podem apostar no Pilates como parceiro na recuperação da força e melhora na precisão muscular, o que inclusive, auxilia na correção da postura e na eliminação de dores.

Já no que diz respeito ao emagrecimento, um dos atrativos do Pilates se refere à queima eficaz de gordura corporal, ou seja, daquelas tão indesejadas calorias. Só para você ter uma ideia, um treino com baixa/média intensidade pode torrar até 450 calorias, enquanto um treino de alta resistência pode queimar cerca de 700 calorias.

• Quais são os benefícios do Pilates?

Definitivamente não são poucas as vantagens que a prática de exercícios de Pilates pode trazer ao corpo/mente de quem opta por ele.

Alguns entre seus principais benefícios são:

1. Combate à ansiedade/estresse, uma vez que os exercícios, a longo prazo, permitem que o indivíduo tenha maior controle sobre sua mente/corpo, aprendendo a lidar melhor com situações de estresse, nervoso ou outros;

2. Melhora da respiração – respirar corretamente é um ato ‘reaprendido’ durante os exercícios de Pilates;

3. Correção da postura;

4. Desenvolvimento e fortalecimento dos músculos;

5. Melhora do condicionamento físico;

6. Melhora do equilíbrio, coordenação motora e flexibilidade;

7. Prevenção de doenças nos ossos, tais como a osteoporose.

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